terça-feira, 25 de agosto de 2015

Internet das Coisas

 
Se você acompanha o noticiário de tecnologia já sabe que o assunto do ano no mundo hi-tech é a chegada da Internet das Coisas. Novos dispositivos conectados e inteligentes surgem a todo momento. Hoje nós vamos voltar um pouquinho nessa história. Há mais de 10 anos, muito antes de sequer falarmos de Internet das Coisas, algumas empresas ofereciam soluções de conectividade para uma séries de objetos; sendo bem direto, eles colocavam internet "nas" coisas.
 
 

Uma geladeira que faz compras, mostra receitas e até tuita. A geladeira inteligente da Samsung, mostrada durante a IFA 2011, traz uma pequena tela sensível ao toque a partir da qual é possível acessar um sistema de supermercado online, a rádio Pandora, aplicativos de mensagens e até mesmo o Twitter.



Antes que o leite acabe - Em um catálogo de produtos - ainda não foi divulgado como o sistema de compras será acordado com as redes de supermercado -, o usuário escolhe os produtos e as quantidades desejadas, insere os dados do cartão de crédito e indica o endereço de entrega. As velhas listas de compras estão com os dias contados.
 
Controle com o Smartphone - Por ser um dispositivo Android, há a possibilidade de integrar a geladeira a um celular rodando o sistema operacional do Google. Se algum problema é identificado pelo eletrodoméstico, como esquecer a porta aberta, por exemplo, um aviso é enviado para o seu smartphone. Ainda sem previsão de chegar aos Estados Unidos, a geladeira inteligente já está à venda na Coreia do Sul e é uma das provas de que a internet 3.0 está a caminho.
 


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Marcos da Internet


Criação – Com o fim da 2° Grande Guerra, o mundo se dividiu em dois blocos, em cada bloco ficou uma super potecia EUA x URSS dando inicio a “GUERRA FRIA”. Com medo de um ataque e de que suas informações serem expostas os EUA criaram a ARPANET (Advanced Research Projects Agency ou Agencia de projetos de pesquisas avançados). Com o objetivo de interligar suas bases e descentralizar sua informações.

Nome Internet - O nome internet propriamente dito foi usado pela primeira vez pelo cientista Viton Cerf, bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Criação TCP/IP - São um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP(Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão).

 Adoção do TCP/IP  - É estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), aprovado pela ARPANET. Assim ARPANET deixa de ser usada para fins militares, cria-se uma nova cria-se uma nova rede somente para isso, a MILNET.

World Wide Web - A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners-Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisas e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.