quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Marcos da Internet


Criação – Com o fim da 2° Grande Guerra, o mundo se dividiu em dois blocos, em cada bloco ficou uma super potecia EUA x URSS dando inicio a “GUERRA FRIA”. Com medo de um ataque e de que suas informações serem expostas os EUA criaram a ARPANET (Advanced Research Projects Agency ou Agencia de projetos de pesquisas avançados). Com o objetivo de interligar suas bases e descentralizar sua informações.

Nome Internet - O nome internet propriamente dito foi usado pela primeira vez pelo cientista Viton Cerf, bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.

Criação TCP/IP - São um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP(Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet, ou ainda, protocolo de interconexão).

 Adoção do TCP/IP  - É estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), aprovado pela ARPANET. Assim ARPANET deixa de ser usada para fins militares, cria-se uma nova cria-se uma nova rede somente para isso, a MILNET.

World Wide Web - A Web nasceu em 1991 no laboratório CERN, na Suíça. Seu criador, Tim Berners-Lee, a concebeu apenas como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisas e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário